quarta-feira, 4 de junho de 2008

Programa de estatísticas fantástico -Woopra -

Não sei ao certo como fiquei sabendo do Woopra, na verdade já havia até me esquecido dele, uma vez que fiz o cadastro há muito tempo e só fui aprovado hoje. O Woopra é um beta fechado, onde, inicialmente, haveriam apenas 200 convites, mas eles começaram a liberar o cadastro de quase todo mundo.

Pela interface web, o Woopra é bem fraquinho (isso quando funciona), fica muito a dever aos demais sistemas de estatisticas, o clicky, por exemplo é muito superior, ou mesmo o Analytics, que são os dois que uso atualmente, mas quando é feito o download da aplicação para desktop, a coisa muda de figura.


woopra


Assim que é instalado, s dados já podem ser vistos em uma das melhores interfaces que já vi para programas de estatísticas. Além de bem detalhado e simples de usar, permite visualizar as informações de várias formas. Para quem adora estatísticas, como eu, nada melhor para ficar brincando.


Uma grande vantagem do sistema é a visualização de estatísticas em tempo real, você pode acompanhar as coisa como vão acontecendo, podendo, inclusive interagir com as pessoas que estão online no site (o que é uma tremenda mão na roda para quem trabalha com venda ou prestação de serviço). Como você pode saber o caminho que o visitantes está fazendo no seu site, você pode perceber se e está perdido e oferecer ajuda.


Exemplo de tela do chat na aplicação

Exemplo de tela do chat na aplicação

Exemplo de tela do chat no site

Exemplo de tela do chat no site


Outro recurso muito interessante é a criação de alertas, que funciona de forma similar as metas do Analytics, porém muito mais flexíveis e completas. Você pode definir, uma série de parâmetros e sempre que algum visitante atender a estes parâmetros, você receberá uma notificação.


Criação de evento no Woopra

Combinando os dois recursos acima, fica muito fácil oferecer um excelente serviço para seus visitantes.


Instalação do Woopra no site


A instalação no site é muito simples, principalmente para quem usa Wordpress ou vBulletin, pois existem plugins para os dois que permitem alguns recursos extras, como, por exemplo, o tagueamento de visitantes, que permite saber mais informações dos usuários logados (como meu caso no exemplo acima).


Para os demais sites, basta incluir um código em Javascript no final da página.


Instalação do Woopra no no Linux


O aplicativo para desktop é escrito em Java e está disponível para Linux, Windows e Mac Os. Mas, por algum motivo estranho, o Firefox (não testei em outros navegadores) corrompe o arquivo de instalação, fazendo com que apareça um erro sempre que se tenta executar o arquivo.


gzip: sfx_archive.tar.gz: not in gzip format


I am sorry, but the installer file seems to be corrupted.

If you downloaded that file please try it again. If you

transfer that file with ftp please make sure that you are

using binary mode.


O arquivo possui um binário (tar.gz) dentro do script e precisa ser baixado como binário para que funcione. Como a extensão do arquivo é .sh, o Firefox deve confundi-lo com um arquivo de texto e acaba baixando desta forma, para resolver esse problema, bastou baixar o arquivo com wget, que faz isso em modo binário.


Basta seguir a seqüência de comandos abaixo para ter o aplicativo funcionando sem maiores problemas:


PLAIN TEXT
CODE:

wget http://static.woopra.com/woopra_unix.sh
sudo su
chmod +x woopra_unix.sh
sh woopra_unix.sh


Depois disso aparecerá um ícone para executar o aplicativo no menu Aplicações -> Outras -> Woopra (isso no Ubuntu 8.04).


Agora é só explorar a ferramenta para entender melhor seus visitantes. O programa oferece tantas opções que eu ainda não acabei de ver tudo, mas estou muito impressionado com o que já vi.

0 Comentários:

Postar um comentário

Regras:
- O comentário tem que ter relação com o assunto;
- Spams são deletados sumariamente;
- Para pedir parceria CLIQUE AQUI!
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- A opção Nome/URL requer HTTP:// no endereço;
- Backlinks são automáticos, não se preocupe.

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do editor.