quarta-feira, 4 de junho de 2008

Crie do zero uma ilustração usando basicamente a ferramenta Brush do Photoshop

O objetivo deste tutorial é acompanhar a criação de um desenho. Neste caso não vamos empregar nenhum recurso externo ao Photoshop CS2. Nem mesmo fotos ou ilustrações. A ferramenta básica a ser utilizada será o pincel (Brush) em várias configurações. A idéia é criar um desenho no qual se veja uma árvore no meio de um capinzal com o sol ao fundo, pouco acima do horizonte.

1. CRIE UM DOCUMENTO

Crie um documento novo (File > New). Na caixa de configuração do arquivo, indique o tamanho da imagem e outros itens conforme a sua necessidade. Em nosso caso, definimos o tamanho de 20 por 15 centímetros e imagem no padrão CMYK — o mais indicado para documentos que serão impressos.

2. POR ONDE COMEÇAR?

Tracemos nossa estratégia de trabalho. Para facilitar, vamos isolar alguns componentes da ilustração. O primeiro, e mais óbvio, é a árvore. Depois, há o chão e o céu. Pode-se começar por qualquer um dos itens. Comecemos pelo fundo.

3. DESENHE O FUNDO

Na tela em branco, vamos criar um dégradé em azul: escuro em cima, claro embaixo, para dar a idéia da profundidade do céu. Na barra de ferramentas, escolha a opção Gradient e defina os dois azuis. Arraste a ferramenta de cima para baixo, até que a linha se estenda, mais ou menos, por dois terços da altura. A primeira parte do fundo, o céu, está pronta. Falta o chão.

4. CRIE O PISO

Agora vamos desenhar o chão. Crie uma nova camada (layer), na qual vai ser inserido o gramado. Para facilitar as coisas, um bom conselho é você nomear as camadas à medida que as vai criando. Neste caso, chame a camada de gramado. Use a ferramenta pincel (Brush) e, com diâmetro largo de uns 300 pixels, cor verde, dê algumas pinceladas horizontais para fazer a base do chão. Use a ferramenta com alguma opacidade — 60%, por exemplo. Isso vai lhe permitir dar pinceladas sobre pinceladas, criando o chão. Cor mais densa embaixo, mais rala em cima. Agora, troque a cor do pincel para amarelo e dê uma demão dessa cor na parte superior do que será o gramado. Isso antecipa a iluminação mais intensa na parte do capim voltada para o sol.

5. ESBOCE O TRONCO

Crie agora nova layer chamada tronco. Para isso, escolha na paleta Brushes, na extremidade direita da barra de opções, o pincel 14. Trata-se de uma variedade do pincel que produz traços irregulares, parecidos com borrifos. Defina uma cor escura, meio azulada. Lembre-se de que a luz do sol deve incidir no lado da árvore contrário ao que estamos vendo. Reduza o diâmetro da ferramenta para 24 pixels, com 60% de opacidade. Trabalhe livremente. Com esse pincel você vai marcar o contorno da árvore. Use um pincel mais fino para traçar os galhos. Varie também a opacidade da ferramenta para preencher, de forma irregular, o perfil do tronco.

6. REDUZA A ÁRVORE

O tronco e os galhos mais destacados estão prontos. Mas há um problema: a árvore ficou grande demais. Dessa forma, as folhas ficariam fora do desenho. Dá-se um jeito: vamos reduzir a árvore. Acione Edit > Transform > Scale. Arraste as alças que surgem para redimensionar o objeto. Atenção: antes disso, na barra de opções, verifique se o botão com uma pequena corrente está acionado. Isso força que o redimensionamento seja feito uniformemente, na altura e na largura. Em nosso caso, reduzimos a árvore a cerca de 80% das dimensões iniciais. Como estamos trabalhando somente na layer árvore, nenhum dos outros componentes do desenho, em outras camadas, sofre modificação.

7. PINCELE A FOLHAGEM

Crie nova layer chamada folhas. Prepare o pincel com a ferramenta Brush 74, que pinta folhas. Trabalhe também com opacidade — nunca com a ferramenta a plena carga (100%). Com isso, você vai repassando o pincel para criar as áreas mais densas. Aqui, o critério não é exatamente técnico. Você deve sentir quando a árvore está pronta. Retoque as folhas excessivas — aquelas que parecem soltas no ar. Use a ferramenta borracha (Eraser) para apagá-las. Terminada a folhagem da árvore, passemos ao chão.

8. PLANTE AS FOLHAS DE RELVA

Crie nova layer, desta vez chamada capim. A ferramenta continua sendo o pincel, agora ajustado para a opção 134, que são folhas de relva com três pontas. Ajuste a cor para verde, com opacidade de 80%. Observe que esse capim já vem com subtons. Semeie o capim mais sobre a área verde do primeiro plano que sobre a região amarela. Em seguida, troque o pincel para a opção 112, que é o capim com uma ponta apenas. Plante essa variedade de grama principalmente sobre a área amarela, mais iluminada pelo sol.

9. COMPOSIÇÃO DO SOL

Mais uma vez, crie nova layer (Ctrl+ Shift+N), com o nome sol. Use a ferramenta círculo para desenhar uma circunferência. Agora, pegue o balde de tinta e aplique uma cor alaranjada. A camada sol fica à frente da árvore. Mova a layer para baixo, deixando-a como a penúltima, antes apenas da camada background. Talvez o sol fique avermelhado demais. Nesse caso, aplique nele um desfoque (Filter > Blur > Gaussian Blur) para corrigir o problema. Na caixa de diálogo Gaussian Blur, mova a mãozinha sobre a imagem para deixar o sol no centro da tela. Mova o controle deslizante para desfocar o sol (40% é um bom número).

Agora, crie nova layer, sol miolo. O nome já diz tudo: vamos desenhar, no centro do sol, um núcleo amarelo. É um novo círculo com o amarelo (Y) em 70% e as outras cores em zero. Na camada sol miolo, aplique o filtro Gaussian Blur com desfoque de 20%. Se você está contente com a configuração do sol e não vai mais mexer nesse item, selecione as layers sol e sol miolo e dê o comando Merge Layers. Renomeie a camada resultante para sol. Use a ferramenta Move para ajustar a posição do sol no desenho.

10. SOMBRA NO CAPIM

Agora que fixamos a posição do sol, vamos desenhar a sombra da árvore. Crie nova camada com o nome de sombra. Mova essa camada para que fique acima de capim. Volte para o pincel com o padrão do capim e escolha um verde mais escuro. Na barra de opções, caixa Mode, escolha Multiply. Com isso, a ferramenta vai produzir um tom sempre mais escuro. Semeie o capim embaixo da árvore na posição contrária à do sol. A grama mais escura dará a idéia de sombra.

11. NUVENS NO CÉU

Chegou a hora de colocar algumas nuvens no céu. Crie mais uma camada: nuvem. Posicione-a entre o gramado e o sol. Escolha o pincel 32 para produzir borrifos brancos. Varie a opacidade e desenhe uma nuvem. Mais uma vez, aplique o filtro Gaussian Blur com desfoque de 15%. As nuvens ficam mais convincentes. Para incluir mais nuvens, duplique a camada nuvem e desloque a nuvem do local inicial. Repita essa operação para criar novos flocos. Mas no céu as nuvens não são iguais. Então, em vez de simplesmente mover a nuvem, dê o comando Edit > Transform > Scale e arraste a nuvem para outro tamanho. Desse modo, você distribui no céu uma variedade de nuvens. Para organizar o desenho, selecione todas as layers com nuvens e agrupe-as numa única camada, renomeada para nuvem. Tarefa concluída.

12. PINCEL E CAMADAS

Além de demonstrar a flexibilidade da ferramenta pincel (Brush), este tutorial deixa clara a função das camadas. Elas oferecem uma plataforma de experimentação sem prejudicar o trabalho já feito. A ilustração pode ser salva em BMP, JPG ou outro formato “plano”. Mas guarde o arquivo PSD. Com ele, você pode retomar o trabalho, incluir elementos ou alterar algum já existente. E mais: pode até copiar componentes e reutilizá-los em outro desenho.

0 Comentários:

Postar um comentário

Regras:
- O comentário tem que ter relação com o assunto;
- Spams são deletados sumariamente;
- Para pedir parceria CLIQUE AQUI!
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- A opção Nome/URL requer HTTP:// no endereço;
- Backlinks são automáticos, não se preocupe.

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do editor.